terça-feira, 30 de julho de 2013

Axilaraz VIII - Uma lição de História

Axilaraz VIII nasceu quando ainda mal era um bebé, e veio a falecer uns anos mais tarde. Enquanto joevem teve uma educação extremosa por parte de sua mãe Omoplakterina, A Suja, ao contrário do que era a tradição da época, em que os delfins de Mictónia eram educados por amas e pelo Guarda-Mor do Anexo Imperial.
Antes de assumir o trono, o Delfim tinha o título de Príncipe do Terylene, e gostava de ordenar aos guardas que corressem atrás dele e gritassem: "Apre que isto arranha!".
Axilaraz VIII, O Rudimentar, circa 1792
Desde cedo mostrou impulso para as artes e para a lavoura. Infelizmente, era mau em ambas.
O seu grande amor acabaram por ser os pombos que viviam na torre do castelo, e mal teve autorização do pai começou a amestrá-los. Daí a começar a falar com eles foi um pulo. De falar com eles a não saber falar outra língua foi outro. Acabou por não saber falar com as pessoas, fazendo-se entender por arrulhos, gestos, e a apontar para as coisas. Foi só depois de ganhar o cognome O Rudimentar que começou a virar o pescoço ao contrário. Um dia, num dos achaques columbófilos de que começara a padecer, torceu tanto o pescoço que morreu.
Karl-Heinz Biztëk, o pombo favorito de Axilaraz, trazendo uma receita de Ljutenica

Sem comentários: